quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Nova música de Michael Jackson gera polêmica sobre autoria


Um dia depois de ser lançada, " This Is it", música supostamente inédita de Michael Jackson, já gera polêmica para gravadora e administradores do espólio do astro. A canção teria sido gravada há 18 anos por uma cantora porto-riquenha pouco conhecida.

O co-autor da música, Paul Anka, responsável pela clássica "My Way", ameaçou processar os herdeiros de Michael Jackson. Ele exigiu o crédito correto e sua parte nos lucros da canção. No final do caso, o processo não foi necessário e Anka entrou em acordo com os herdeiros do cantor.
''Eles entenderam que foi um equívoco, entenderam que é minha canção, entenderam que é minha produção do vocal dele em meu estúdio, e eu vou ficar com 50 por cento dos lucros do projeto inteiro, o que é justo'', disse Anka ao site "TMZ".



Mais que mera coincidência

" This Is it" foi escrita em 1983, na época chamada de "I Never Heard". Sua autoria é de Michael Jackson em parceria com Paul Anka, o qual queria lançar a música em um álbum próprio. Porém, os dois acabaram se desentendendo e o "Rei do Pop" ficou com as fitas da composição.
Tempos depois Anka conseguiu a gravação de volta e a entregou para a cantora Sa-Fire, que lançou a música em 1991, ainda com o antigo nome.

O "novo" single de Michael e a canção original de Sa-Fire possuem os mesmos vocais e a melodia do piano. A diferença fica com a participação dos irmãos Jackson na versão do "Rei do Pop".
Sendo assim, " This Is it" é apenas uma das inúmeras gravações inéditas de Michael Jackson, que permanecem guardadas há anos. Os fãs poderão comprá-la em um álbum duplo, que será lançado no dia 28 de outubro.

This is it...

Em meio a tantas polêmicas que a música gerou, um dos administradores do patrimônio de Michael Jackson resolveu se manifestar.

"A canção foi escolhida porque a letra era apropriada, devido ao nome que Michael deu à série de concertos que faria. Estamos emocionados por poder lançar esta canção na voz de Michael pela primeira vez e pelo fato de os fãs de Michael terem respondido em número inusitado", disse John McClain, segundo a agência "Reuters".

McClain, que também é co-produtor do álbum " This Is it", declarou que a canção "apenas vem definir mais uma vez aquilo que o mundo já sabia: que Michael é uma das grandes dádivas de Deus''.

Mesmo com a propaganda, a crítica internacional não parece ter gostado tanto assim da canção. Jon Pareles, principal crítico de música pop do "The New York Times", escreveu em um blog que a música não vai estar entre as melhores de Michael Jackson. E finalizou dizendo que espera por músicas melhores no baú de inéditas do cantor.

Se a canção será sucesso ou não, é cedo para dizer. Mas ao julgar pelo aumento das vendas de Michael Jackson, logo após sua morte, no dia 25 de junho, " This Is it" promete.
O álbum duplo, que será lançado no mesmo dia da estreia mundial do documentário com os últimos ensaios do astro, terá duas versões da "nova" música.

De acordo com a Sony Music, o primeiro disco ainda terá os grandes hits do cantor. No segundo, versões inéditas de clássicos e um poema recitado por Michael Jackson, "Planet Earth".

Fonte: Famosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário